Iniciação do Projeto
Essa primeira etapa é basicamente um processo formal de aceitação do início do Projeto. Como as atividades desenvolvidas envolvem aplicação de recursos, é importante que sejam gerados documentos que definam os responsáveis pelas respectivas atividades e que autorizem a execução do projeto mediante as diretrizes estabelecidas pela organização patrocinadora do Projeto.
Planejamento
Essa etapa é essencial para que o projeto corra bem do início ao fim. Basicamente ela estipula os quantitativos referentes às restrições do Projeto, especificando aspectos como custo, prazo, escopo e qualidade aceitável, dentre outros. Todas as etapas são importantes, porém executando bem essa fase, a viabilidade do Projeto é garantida e a probabilidade de sucesso passa a ser maior. Nesta etapa é desenvolvido o cronograma macro e detalhado com a ferramenta MS-PROJECT e outras.
Execução
Essa é a fase de realização das atividades que levarão o projeto a ser concluído. Ela diz respeito ao conjunto de tarefas definidas no escopo que serão executadas dentro do período estipulado no prazo e a um dado custo, definido pelo orçamento.
Monitoramento e Controle
Essa fase é relativa ao acompanhamento do avanço do Projeto e é voltada para garantir que o mesmo está sendo realizado de forma a cumprir os requisitos de aceitação, tanto por parte da organização patrocinadora quanto por parte do cliente. Nesse ponto, além de verificar os desvios, realizam-se correções, caso seja necessário, para garantir o sucesso das atividades desenvolvidas.
Encerramento
Essa etapa é necessária para formalizar a aceitação do Projeto, se o mesmo for concluído, ou para encerrá-lo, caso sua realização não seja possível ou não seja mais necessária. Nela o Projeto, ou uma fase do mesmo, é finalizado, o que normalmente ocorre com o cumprimento do escopo acordado entre organização patrocinadora e cliente.
Documentação
Todo processo de fabricação, construção ou montagem gera uma série de documentos e registros que comprovam o atendimento as especificações estabelecidas. Esse conjunto de documentos e registros com informações que abrangem as áreas como: comercial, técnica e de qualidade é conhecido como Data Book.
A elaboração do Data Book obedece principalmente aos critérios de cada empresa considerando o procedimento documentado requerido pela contratante. É evidente que existem alguns procedimentos padrões na elaboração do Data Book respeitando suas particularidades. Para isso a Plenitude Engenharia oferece aos seus clientes corpo técnico com experiência em diversos segmentos e áreas da engenharia para realizar o gerenciamento e desenvolvimento de projetos.