O Projeto Conceitual é a validação de uma ideia, ou seja, é a confirmação de que a melhor solução está sendo proposta para atender a determinado requerimento ou necessidade nas diversas áreas de uma planta industrial. É portanto a fase inicial do processo de projeto de um produto ou instalação. É através dele que são concebidas as maneiras de solução para um determinado problema ou necessidade.
Separamos a elaboração de um Projeto Conceitual em 5 fases:
A primeira fase é a Clarificação, identificação das necessidades ou problema e suas exigências. É importante lembrar que o simples fato de esclarecer uma necessidade ou problema, automaticamente estaremos descobrindo quais são os requisitos necessários para a solução.
A segunda fase é a Concepção, chegou a hora de reunir todas as informações de todos os envolvidos e relacionar todas as formas possíveis de atender esses requisitos, é “Brainstorming” do projeto. Esta é a fase da criatividade. No caso de um projeto para um sistema de secagem, por exemplo, estaríamos aqui relacionando todas as tecnologias de secagem de produtos disponíveis e passíveis de serem aplicadas ao contexto do projeto.
A terceira fase é a Análise, é aqui que devemos fazer uma análise crítica e comparativa de cada proposição feita na segunda fase levando em consideração todos os fatores relativos à operacionalidade, funcionalidade, impacto ambiental, disponibilidade, custo, prazos, eficiência, espaço físico disponível, restrições de processo, etc. Lembre-se que ainda não estamos descartando nenhuma proposição, apenas estamos relacionando e evidenciando as vantagens e desvantagens de cada uma.
A quarta fase é a Validação, aqui mediante o conhecimento teórico e a análise das vantagens e desvantagens de cada proposição é hora de descartar as não aplicável.
A quinta e última fase consiste na Definição, onde após o cumprimentos das quatros fases anteriores temos em mãos todos os pontos necessários para definir qual melhor opção de projeto e então iniciaremos o Projeto Detalhado mediante aprovação do cliente.